4 erros de gestão financeira e como evitar

Em geral, sabemos que o objetivo principal de qualquer marca atuante no mercado, é gerar competitividade. Afinal de contas, sair na frente da concorrência é um grande passo. No entanto, esse processo não se resume em apenas aumentar o número de vendas, mas como também organizar e otimizar as atividades internas da corporação — especialmente o setor financeiro.

Dessa forma, muitos erros financeiros podem acabar prejudicando o rendimento da corporação no mercado. Sendo assim, nesse post iremos te mostrar os 4 erros mais comuns na gestão financeira e como você pode evitá-los sem dores de cabeça.

Confira já!

1. Misturar contas profissionais com as pessoais

Antes de tudo, o primeiro erro — e também o mais comum — de gestão financeira no meio empresarial é o hábito perigoso de misturar contas pessoais e profissionais. Em geral, esse problema tende a acontecer quando o caixa para receber e pagar é um só. Logo, no momento de realizar o pagamento de contas, o dinheiro que teoricamente deveria ser o lucro da empresa, acaba sendo utilizado.

Com isso, entendemos que se trata de um erro gravíssimo, e faz com que o controle financeiro da empresa seja muito mais difícil de administrar. Assim, para evitar esse problema, sempre busque separar suas contas profissionais e pessoais dos gestores, sócios e superiores da organização.

2. Falta de análise e acompanhamento em relação ao desempenho da corporação

O que muitos profissionais envolvidos na gestão financeira de uma empresa não sabem é que não basta simplesmente manter e organizar somente o fluxo de caixa. É necessário, também, realizar um acompanhamento do volume de produtos, os custos relacionados ao estoque, o valor da remuneração recebida pelos colaboradores e sócios, o percentual de vendas, e muito mais.

No entanto, devemos lembrar que a análise de todos esses fatores só é possível quando existe a centralização dessas informações em um único lugar, reunindo dados constantemente para que o acompanhamento e a formulação de métricas para otimizar certos processos seja eficiente.

Com as informações mais centralizadas, temos a oportunidade de fazer comparações baseadas em dados, e não em “achismos”, para que assim, tomadas de decisões sejam realizadas com mais precisão para melhorar o desempenho da marca.

3. Não realizar o controle de estoque de mercadorias

Mesmo que não ter a prática de controlar as mercadorias que entram e saem pareça não atrapalhar nenhum processo interno, o problema acontece quando a situação vira uma bola de neve. Isso porque manter os estoques em níveis que são compatíveis com o volume de vendas é crucial para que qualquer desperdício de dinheiro seja evitado.

Por isso, sempre busque atualizar os registros de compra e venda de suas mercadorias, a fim de manter um equilíbrio eficiente do estoque, e aumentar ainda mais a competitividade da marca.

4. Não investir em um bom sistema de gestão financeira

Por último, e não menos importante, temos a questão de que muitas empresas não acompanham as novas tendências de mercado que favorecem a gestão, ou simplesmente não investem em tecnologia para aprimorar e otimizar os processos internos — especialmente o setor financeiro.

Portanto, invista em sistemas e aplicações para automatizar processos financeiros. Assim, as atividades excessivamente manuais terão seu percentual mínimo de erros, e além de tudo, favorece o tempo para os colaboradores, que podem focar em outras atividades e até mesmo encontrar gaps que podem ser retirados ou melhorados da gestão.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe os principais erros mais comuns na gestão financeira e como evitá-los, que tal conhecer os nossos serviços? Acesse o nosso site e fale conosco. Caso prefira, acesse o nosso WhatsApp e converse diretamente com um de nossos especialistas.

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas