5 dicas para um planejamento financeiro matador

Você sabia que o fracasso ou o sucesso de uma empresa muitas vezes é definido no momento em que um planejamento financeiro é criado?

Pode até não parecer que é verdade, mas uma pesquisa realizada pelo SEBRAE mostrou que um dos principais motivos para o fracasso de empresas no Brasil é a falta de um bom planejamento financeiro.

Logo, se você pretende abrir uma empresa ou não quer que a sua feche as portas, leia atentamente as dicas que separamos para você abaixo.

O que é um planejamento financeiro matador?

Planejamento financeiro é um documento criado para entender a atual situação financeira da empresa, o possível cenário financeiro futuro e, a partir dele, traçar estratégias para manter a empresa viva e crescente.

Nele, é levado em consideração tudo o que gera custos e lucros para a empresa como: impostos, folha de pagamento e seus encargos sociais, treinamento de funcionários, investimentos em marketing, estoque, despesas de vendas e administrativas.

O planejamento financeiro matador vai um passo além, sobretudo na etapa de cenários futuros. A diferença aqui é tentar prever ao máximo situações de crise e traçar estratégias que sustentam a empresa mesmo em cenários de adversidades.

Veja abaixo essas 5 dicas para montar ou revisar seu planejamento financeiro:

 

Dica #1 – Entenda seu fluxo de caixa

É muito importante começar seu planejamento entendendo o fluxo de caixa. Entenda detalhadamente qual a quantidade de dinheiro que sua empresa recebe e quanto que ela gasta. Quais são os maiores custos? Qual a probabilidade deles aumentarem? Quais as áreas em que é possível reduzir gastos? Como seus concorrentes podem afetar seus gastos?

Uma vez que você entendeu tudo o que acontece no seu fluxo de caixa, é importante categorizar esses gastos para fácil visualização no futuro. Veja essa lista de despesas que você pode utilizar:

– Fixas;
– Eventuais;
– Operacionais;
– Administrativas;
– Marketing;
– Recursos humanos;
– Entre outras.

Comece com esse modelo acima e personalize-o de acordo com as despesas de sua empresa.

 

Dica #2 – Trace suas metas e objetivos

Agora que você tem todos os números importantes em mãos, é hora de desenhar as metas e objetivos para a sua empresa.

Metas são os passos a serem dados para se atingir um objetivo.

Defina metas reais e atingíveis. Querer abraçar o mundo em pouco tempo é o segredo para ficar frustrado(a) e desmotivado(a).

Uma forma interessante para não se perder no momento de definir suas metas é seguir este modelo:

M – Mensurável;
E – Específica;
T – Temporal;
A – Atingível;
S – Significativa.

 

Dicas #3 – Desenhe o plano de ação

Pegue todas as informações das dicas anteriores e monte sua estratégia de ação.

Esta etapa também merece atenção pois envolve toda a equipe. Monte um mapa de atividades ou cronograma, para que todos tenham acesso às suas demandas de forma clara e visual.

 

Dicas #4 – Monitore todos os passos

Monitore constantemente as ações da empresa para que nada saia do que foi planejado. Ter atenção aqui ajuda a identificar problemas logo no início e a solucioná-los antes que tragam grandes prejuízos.

 

Dica #5 – Ajuste a rota sempre que necessário

É normal que, após colocar o planejamento em prática, seja necessário fazer alguns ajustes para que o que foi planejado se encaixe na real situação da empresa.

Caso tenha que fazer isso, faça as mudanças o quanto antes para que elas não se tornem um problema no futuro.

Aqui na Metrópole Contabilidade você encontra profissionais capacitados para fazer um excelente planejamento financeiro para sua empresa.

Entre em contato conosco agora mesmo pelo telefone (61) 3034 4900 ou pelo WhastApp (61) 9 9824-0733.

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