Como fazer a conciliação bancária na sua clínica médica?

Em suma, sabemos que para obtermos competitividade no mercado, esse processo não está inteiramente relacionado ao número de serviços oferecidos ao público. Antes de mais nada, devemos organizar, administrar e otimizar os trâmites internos de um negócio, a fim de que os setores se comuniquem entre si, e dessa forma, as informações sejam fluidas e seguras.

E nesse quesito, podemos perceber a devida importância da conciliação bancária em clínicas médicas. Além de tornar a gestão financeira ainda mais ágil e com informações que batem com as entradas e saídas reais da clínica, tendemos a otimizar o nosso tempo, focando em atividades que efetivamente entregam resultados a clínica.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e saiba como fazer a conciliação bancária em sua clínica.

O que significa conciliação bancária?

A conciliação bancária é uma comparação feita entre o saldo interno de uma empresa e o extrato bancário. As entradas e saídas de recursos financeiros são conferidas, somadas aos saldos e as movimentações da conta corrente.

Em outras palavras, quando ocorrem entradas e saídas de dinheiro no seu negócio, elas serão indicadas nos extratos gerados, fazendo com que os itens sejam correlacionados. Logo, a conciliação bancária é mais uma forma de realizar a conferência regular dos lançamentos do clínica, se eles estão sendo lançados da forma correta, baseados, sobretudo, em dados e fatos reais.

Já que uma clínica possui pagamentos que são realizados de diferentes formas — como é o caso de pagamentos feitos por repasse de convênios médicos, depósitos, transferências, pagamentos via cartões de crédito, ou até pagamentos em dinheiro — faz com que você tenha a consciência de praticar a conciliação bancária, buscando conferir os valores que realmente foram adquiridos para a marca.

Passo a passo para realizar a conciliação bancária

Em geral, para que tenhamos uma conciliação bancária de sucesso em uma clínica médica, é crucial avaliar os tipos de atividades que são realizadas diariamente no negócio. Com base nisso, fica ainda mais fácil fazer um controle financeiro mais orgânico e eficiente.

Além disso, também é necessário estimular uma cultura de prestação de contas. Com base nisso, o profissional que ficará encarregado de administrar os valores da empresa terá a responsabilidade de prestar contas em relação aos valores recebidos e pagos, fornecendo aos donos da clínica todas as informações necessárias, bem como os comprovantes da verba movimentada.

Além da comprovação de valores, o financeiro da clínica também tem total responsabilidade de verificar e analisar variados tipos de relatórios advindos da conciliação bancária e, dessa forma, verificar o quanto antes se não existe nenhum tipo de inconsistência. Logo, quanto mais rápido esses problemas forem resolvidos, seja por falta de uma documentação ou até mesmo por um processo iniciado de forma incorreta, mais rápido tendemos a resolver o problema — e preveni-lo futuramente.

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe como fazer a conciliação bancária em sua clínica médica, que tal conhecer os nossos serviços? Fale diretamente conosco agora mesmo através do WhatsApp e saiba como podemos ajudar seu negócio a crescer ainda mais!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas