Dirbi: Receita prorroga verificação e cobrança das multas para setembro

Foi publicada na tarde de sexta-feira (19), em edição extra do Diário Oficial da União, a Instrução Normativa RFB nº 2.204/2024, que, entre outras coisas, prorrogou para 21 de setembro de 2024 a incidência das multas relativas à incorreção de dados prestados pelos contribuintes na Dirbi (Declaração de Incentivos, Renúncias, Benefícios e Imunidades de Natureza Tributária), referentes ao 1º período de apuração, que vai de janeiro a julho de 2024. Confira esta e mais mudanças trazidas pela medida.

O que mudou em relação às multas da Dirbi?

A medida alterou a Instrução Normativa RFB nº 2.198/2024, que dispõe sobre a apresentação da Dirbi.

De acordo com as mudanças, destaca-se que:

  • a verificação e a cobrança das multas, relativamente aos períodos de apuração de janeiro a julho de 2024, serão postergadas para 21.09.2024.

Além disso, a norma diz que “a entrega tempestiva da Dirbi e a correção dos dados prestados servirão como qualificador de incentivo dos programas de conformidade da RFB”. Ou seja, quem entregar a declaração receberá algum tipo de qualificação da Receita, como “bom contribuinte”, por exemplo, e receberá benefícios do Fisco.

O prazo de entrega da Dirbi também foi alterado?

Não, vale ressaltar que o prazo de entrega não foi alterado. Relativamente aos períodos de apuração de janeiro a maio de 2024, ele teve início em 1º de julho e se encerrou no sábado (20 de julho).

Mudança na obrigatoriedade da assinatura digital

O texto também revogou o § 1º do art. 4º da Instrução Normativa RFB nº 2.198/2024, que dizia que, para a apresentação da Dirbi, era obrigatória a assinatura digital mediante utilização de certificado digital válido, inclusive, para as microempresas e as empresas de pequeno porte.

Entidades de classe haviam solicitado mudanças na Dirbi

Em nota, a Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas) afirmou que havia pleiteado as seguintes mudanças, junto a outras entidades de classe como CFC (Conselho Federal de Contabilidade e Ibracon (Instituto de Auditoria Independente do Brasil):

  • A exigência do envio da Dirbi somente a partir do mês de agosto de 2024, pois, dessa forma, haverá resultado de dois trimestres para as empresas do lucro real, para os dois itens (Perse e Desoneração da Folha);
  • A exigência dos demais itens para a partir do terceiro trimestre de 2024, para as empresas do lucro real;
  • Obrigação de envio para as empresas do lucro presumido somente a partir de janeiro de 2025;
  • Aplicação de multas somente a partir de outubro de 2024;
  • Redução de forma drástica do valor das multas prevista na Instrução Normativa RFB 2198/2024.

Quantas declarações já foram entregues?

A Receita Federal informou que já foram recebidas, até a última sexta-feira (19), mais de 250 mil declarações da Dirbi, de Pessoas Jurídicas que utilizam créditos tributários decorrentes de benefícios fiscais.

Fonte: IOB Notícias

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas