A importância do planejamento financeiro para quem pensa em empreender

Se existe uma afirmação que pode ser feita sem medo de errar é a seguinte: ninguém começa uma empresa para não ter sucesso. Infelizmente, nem todas as empresas conseguem ir para frente depois que são criadas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somente em 2018, 762,9 mil empresas fecharam as portas no Brasil.

Um segundo dado ainda mais impressionante é que, segundo o IBGE,  a média de vida de novas empresas no Brasil é de cerca de 4 anos. Essa taxa varia de acordo com o porte da empresa, sendo que ela é maior para grandes empresas.

Por isso, no artigo de hoje, você vai aprender a importância de um planejamento financeiro para sua empresa.

Por que fazer um planejamento financeiro para a minha empresa?

Um bom planejamento financeiro vai te permitir controlar as finanças do seu negócio de forma simples e clara, dando assim, maior possibilidade de manobra em casos de turbulência.

O novo Covid-19, por exemplo, fez com que muitos negócios fechassem as portas. Os empresários que tinham um planejamento financeiro atualizado, foram capazes de elaborar estratégias de emergência e cortar gastos não essenciais para o funcionamento da empresa para mantê-la viva.

Existem muitos modelos para você planejar as finanças do seu negócio. Abaixo, separamos uma lista das coisas que não podem faltar em nenhum deles.

Período

Todo planejamento precisa ter um período. Esse período pode variar de empresa para empresa, sendo que não existe uma regra geral para todos. O motivo disso é que, dependendo do setor de atuação, os conceitos e formas de trabalho se atualizam muito rápido. Se esse for o caso, é necessário definir um período mais curto para o seu planejamento.

Já para empresas que trabalham em um setor onde as coisas não mudam com muita frequência, períodos maiores são tolerados.

Objetivos da empresa

Seu planejamento financeiro precisa estar de acordo com os objetivos do seu negócio. Se você pretende expandir e, para isso, precisa abrir um novo local, comprar novos equipamentos ou qualquer outro gasto, ele precisa ser previsto em seu planejamento. Falhar aqui, pode acarretar em custos maiores do que o bolso do seu negócio pode suportar, trazendo prejuízos ao invés de lucros.

Análise frequente

Analise seu planejamento com frequência para garantir que tudo está saindo como esperado. Caso contrário, elabore estratégias em cima dos dados que colheu ao longo do mês na empresa e na projeção do planejamento. Essa é a melhor forma de agir, sobretudo em situações de dificuldade.

Atente-se aos impostos

Por fim, tenha certeza de que a área contábil da empresa está regular e atualizada. Multas governamentais são caras e podem levar um negócio à falência caso não tenha valor em caixa para quitar a dívida.

Aqui na Metrópole Contabilidade você conta com um time de contadores altamente capacitados e com experiência para lidar com a área contábil de qualquer empresa. Entre em contato conosco agora mesmo pelo telefone (61) 9 9824-0733 e veja como trazer sua empresa para a Metrópole Contabilidade.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas