Accountability: como otimizar a prestação de contas

A prestação de contas é importante para qualquer empresa, erros podem resultar no pagamento de multas administrativas e juros perante o fisco. Por isto é importante um contador experiente. Neste texto, você vai conhecer o que é e como funciona Accountability.

A contabilidade de uma empresa é complexa, pois, envolve diversos documentos e assuntos que não são bem compreendidos por pessoas que não tiveram estudo sobre matérias como contabilidade e direito. Portanto, é natural ficar confuso ao realizar a tributação do seu negócio.

Conte com a Metrópole para fazer sua Gestão Contábil.

O que é Accountability

Do inglês, Accountability trata-se de uma série de regras e práticas úteis para gestores na prestação de contas bem como para diminuir os riscos de suas responsabilidades por suas ações.

A gestão de um negócio é algo de muita responsabilidade, pois, o interesse de muitas pessoas, na verdade da sociedade em geral, está em jogo. Por tal razão gestores devem agir sempre com responsabilidade.

Sem tradução literal para o português, é traduzido como “prestação de contas” ou “responsabilização” e têm como principal objetivo trazer mais transparência e organização para corporações.

Isto é, através dos passos da Accountability é possível otimizar sua prestação de contas e assim reduzir riscos e custos.

A Accountability traz diversas vantagens, como:

  • Incentivo a produtividade

Criação de ambiente de confiança e troca de experiências

Comunicação mais eficaz

Melhor trabalho em equipe

Resolução mais eficiente para melhores resultados

Melhor gerenciamento de cries

Melhor tomada de decisões

Como você pode ver, a Accountability é muito importante para manter a saúde contábil, financeira e jurídica de toda a corporação, sendo vital para qualquer empresa.

4 Pilares da Accountability

Basicamente existem 4 pilares que definem a Accountability. Saiba mais:

1. See it

Trata-se de reconhecer os problemas e erros que ocorrem dentro da empresa, para em uma próxima fase tomar as atitudes necessárias para corrigir e otimizar a gestão empresarial.

Nesta fase é importante manter um canal de comunicação aberto e transparente.

Deixe claro suas expectativas aos seus colaboradores sendo transparente e comunicativo, cada colaborador deve saber exatamente sua função e responsabilidades.

2. Own it

Em seguida é momento de assumir responsabilidades para corrigir problemas, assim evitando consequências mais drásticas. Fazer perguntas do tipo “como estou contribuindo para o problema” ou “o que podemos fazer para evitar estes erros” são necessárias.

Trazer metas e objetivos bem definidos é vital para uma correta gestão empresarial, caso contrário todo o projeto pode se perder.

3. Solve it

É momento de utilizar experiência e conhecimentos na gestão para trazer soluções que são de fatos viáveis e práticas na correção do problema, e assim, evitar consequências piores.

Trazer caminhos e diretrizes, inclusive com prazos bem definidos, é fundamental para que tudo ocorra como o esperado.

4. Do it

E finalmente, a fase da ação, onde planos devem ser implementados, é um momento que as ações devem ser acompanhadas devendo haver revisões constantes bem como a análise de novas metas.

Conte com a Metrópole Contabilidade para fazer sua prestação de contas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas