Balancete contábil: o que é e a importância para a sua empresa

Sabemos que o objetivo principal de qualquer negócio atuante no mercado, é gerar competitividade. No entanto, para que esse objetivo se torne plenamente possível, não basta apenas aumentar o número de vendas e conquistar inúmeros públicos.

Muito antes disso, é crucial entender as entradas e saídas que compõem o caixa, para que as verbas sejam administradas da maneira correta. E nesse quesito, podemos perceber a devida importância do balancete contábil.

Embora seja um termo bastante falado atualmente, muita gente ainda desconhece a real função e importância desse tipo de ferramenta contábil. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo o nosso artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.

Balancete Contábil: o que é e qual a sua importância?

Em geral, podemos definir que o balancete nada mais é do que um instrumento contábil, que visa registrar movimentos financeiros. Em outras palavras, trata-se de um relatório que registra as entradas e saídas de um negócio.

Na prática, o balancete contábil é usado como um demonstrativo para fazer com que o fluxo financeiro da empresa seja avaliado de maneira taxativa e otimizada. Através do balancete, conseguimos perceber se o saldo encontra-se positivo ou se existe algum tipo de prejuízo em sua conta — a contar de um determinado período, seja ele semanal, mensal, bimestral ou trimestral, por exemplo.

Coletando essas informações através do relatório gerado pelo balancete contábil, a empresa consegue entender a sua saúde financeira, o que é deve-se mudar, otimizar, reduzir e quais excessos precisam ser controlados.

Qual a diferença entre balancete e balanço?

Quando nos referimos ao balancete, muita gente tende a confundi-lo com o balanço patrimonial. Sendo assim, as diferenças principais que podemos notar entre o balanço e o balancete, é que o balanço patrimonial é basicamente um demonstrativo obrigatório para os negócios, de acordo com o que diz a Lei nº 6.404/76 e o Código Civil

De maneira prática, o balanço indica em qual posição financeira a marca encontra-se. Nesse caso, então, podemos perceber que são gerados vários conjuntos de balancetes. Nesse sentido, já podemos perceber a diferença entre esses dois relatórios. O balancete, conforme dito, está relacionado em recortes que são realizados de tempos em tempos.

Principais vantagens do balancete patrimonial

Entendendo o conceito e a importância do balancete contábil, podemos encontrar inúmeras vantagens e benefícios do balancete. Primeiro de tudo, o balancete não é um relatório obrigatório a ser realizado — como é o caso do balanço.

Assim, podemos dizer que ele nada mais é do que uma referência interna. No entanto, o fato de não ser obrigatório não significa que não deva ser realizado. Conforme vimos, o balancete permite que empreendedores e gestores ligados à área consigam analisar períodos menores ou maiores, sendo um aliado fiel no planejamento estratégico da empresa — seja a curto, médio, ou a longo prazo.

Gostou deste artigo? Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o balancete contábil, fale agora mesmo conosco pelo WhatsApp e saiba como podemos te ajudar na gestão financeira e contábil da sua empresa.

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas