Dicas para gerenciar o capital de giro em uma clínica médica

Um dos grandes desafios de uma clínica médica está em administrar as questões contábeis com eficiência, não é mesmo? Muitas vezes, o gerenciamento do capital de giro pode ser um grande desafio que, se feito de forma incorreta, faz com que o estabelecimento não permaneça muito tempo no mercado.

Para auxiliar você a gerenciar corretamente o capital de giro de sua clínica médica, elaboramos uma lista com dicas importantes!

Conhecendo o capital de giro e sua importância

Podemos entender o capital de giro como todo o recurso financeiro do estabelecimento, o capital de trabalho. Esse capital é utilizado para as despesas, como pagamentos de colaboradores, fornecedores, impostos e outros.

O capital de giro é, como o próprio nome indica, relacionado com todas as despesas e contas que giram no cotidiano da clínica médica.

Dicas valiosas

Não conhecer a realidade financeira do seu negócio pode trazer imensos problemas que levam ao descontrole, fazendo com que o estabelecimento necessite encerrar suas atividades. Para evitar isso, nossas dicas são extremamente importantes.

Veja a seguir:

1.   Faça uma gestão realista dos custos

Gerar lucro em uma clínica médica se baseia nos serviços em que ela presta, como as consultas, exames médicos e tratamentos. Do montante da receita de serviços se faz necessário descontar e considerar todos os gastos necessários para que a clínica esteja em condições de prestar os serviços oferecidos.

A partir disso se possibilita visualizar o real lucro obtido, que poderá oferecer um crescimento sustentável do negócio em um longo prazo.

2.   Cuidado com os empréstimos!

No início das operações de uma clínica, pode ser que surja a necessidade de realizar um empréstimo ou financiamento bancário. Em casos de compras à vista de equipamentos ou do próprio imóvel para começar, isso pode ser viável.

Porém, no caso de empréstimos com a intenção de quitar dívidas ou o próprio aumento do capital de giro, isso é algo que deve ser feito com cuidado para não acumular ainda mais contas.

3.   Aumente as opções de pagamento

Dependendo do poder aquisitivo do público da clínica médica, o pagamento à vista pode ser uma opção de política de pagamento. Porém, para ampliar a grade de clientes, aceitar meios como cartão de crédito com parcelamentos é uma ótima opção para atrair mais clientes, fazendo com que possam realizar mais procedimentos.

Assim se facilitam as operações e pagamento e aumentam as chances de que os possíveis cliente contratem os serviços da clínica, já que muitas vezes a disponibilização de um meio de pagamento pode fazer com que desistam.

Contar com uma empresa de serviços contábeis é sua solução!

Uma clínica médica possui diversos desafios diários para serem cumpridos, e metas para se alcançar. É preciso otimizar os processos continuadamente para servir um ótimo atendimento aos pacientes, fazendo com que administrar as questões contábeis e financeiras com eficiência não seja possível.

Porém, com a Metrópole Contabilidade, você terá diversas soluções para gerenciar o capital e todas as outras necessidades contábeis. Com nossos profissionais extremamente capacitados, temos consultoria e assessoria empresarial para fazer o seu negócio obter muito mais sucesso!

Para mais informações, fale conosco pelo site ou pelo WhatsApp.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas