Está com problemas na sociedade? Saiba o que fazer

Uma sociedade deve ser bem organizada desde a sua concepção para evitar conflitos, no entanto, é natural que eventualmente problemas surjam. Neste texto você verá a solução para quem está com problemas na sociedade.

Conflito entre sócios pode traz muitas consequências negativas, como prejuízos financeiros ou até mesmo a falência, e por tal razão estes devem ser tratados desde cedo.

Caso contrário, o que era um pequeno desentendimento pode virar uma grande bola de neve e causar muitos prejuízos a muitas pessoas.

Veja como resolver conflitos na sociedade.

Como evitar conflitos na sociedade empresarial?

Primeiro de tudo, é importante que a empresa seja construída de forma pensada a evitar conflito de entendimentos ou interesses entre sócios, pois, estes podem dar fim a empresa.

Por isto, antes mesmo de começar o negócio ou abrir o CNPJ os sócios devem realizar reuniões para reunir interesses bem como tirar dúvidas ou resolver eventuais conflitos.

Nesta fase pré-projeto a transparência e honestidade são fundamentais para que o negócio seja construído de modo a refletir os interesses de todos os sócios.

Igualmente, o contrato social, documento que define as regras e obrigações do negócio, deve ser escrito com transparência e colaboração de todos os sócios.

Desde já, é possível prever instrumentos de resolução de conflitos internos, como conselho fiscal ou conselho de sócios.

 

Como resolver conflitos na sociedade empresarial?

No entanto, também é possível resolver conflitos em uma sociedade já em andamento, antes que estes prejudiquem fatalmente a empresa.

Sobretudo, o diálogo franco é necessário para apaziguar a situação, caso contrário mágoas e desentendimentos serão guardados e podem explodir violentamente em uma próxima ocasião.

Veja alguns pontos que podem resolver problemas na sociedade.

  1. Prestação de contas

A prestação de contas é útil para construir, ou em alguns casos reconstruir, uma relação de confiança entre sócios, pois aqueles que não são administradores podem ter acesso aos dados financeiros e operações da empresa.

Tendo acesso a todos os dados financeiros da empresa, como faturamento mensal, despesas líquidas, ativos etc, é possível ter uma real noção da realidade da empresa.

Portanto, com transparência quebra-se um cenário de desconfiança mútua bem como um sentimento de desmérito por parte do administrador.

  1. Pagamento de indenização

No entanto, em alguns casos o problema da sociedade vai além da desconfiança, passando haver um cenário onde um sócio entende-se como prejudicado, de forma culposa ou com dolo.

Por diversas razões, um sócio pode julgar-se prejudicado por um ato do sócio administrador, especialmente quando este age contra os interesses da empresa.

São casos onde a conversa não é mais produtiva para apresentar resultados, sendo necessário um pagamento de indenização.

  1. Saída de sócio

Em alguns casos mais drásticos, a permanência de um sócio, diante da situação conflituosa, pode levar à falência ou ao encerramento das atividades.

De forma que nestes casos o melhor a fazer para ambos é a exclusão de um sócio, que pode ser feita tanto amigavelmente como judicialmente.

Em geral, a exclusão forçada de um sócio acontece quando houver infração às obrigações previstas em contrato social.

Entre em contato para garantir uma ótima contabilidade do seu negócio.

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas