Farmácias e Clínicas: os erros contábeis que podem acabar com o seu negócio

Se você pensa em abrir ou abriu uma empresa nessa área, existem alguns cuidados contábeis que requerem atenção para manter a saúde financeira do seu negócio.

Infelizmente muitos empresários do ramo não sabem que a área da saúde possui alguns detalhes específicos que podem trazer prejuízos para o seu bolso caso o contador contratado não esteja preparado para lidar com este tipo de negócio.

Veja abaixo uma lista de dicas exclusivas para a saúde financeira de farmácias e clínicas médicas.

1- O que é seu é seu e o que é da empresa é da empresa

É muito comum novos empresários do ramo misturarem as finanças pessoais com as finanças da empresa. Embora todo o patrimônio seja pertencente a uma pessoa, gastos pessoais não devem ser misturados com os da empresa.

Isso porque, assim como você, sua empresa também tem gastos como reposição de estoque, manutenção de equipamentos despesas com pessoal, etc. Se não houver uma organização financeira clara, pode ser que você entre no vermelho quando algum desses gastos aparecerem.

2- Lucro em todas as operações

É necessário calcular a viabilidade e lucro de cada produto e serviço comercializado pela empresa, embora muitas pessoas não tenham a clareza necessária sobre isso e acabem trabalhando com baixas margens de lucro e, em alguns casos, até mesmo no prejuízo.

Uma maneira fácil de ter esse controle é criar uma planilha e listar todos os gastos de cada produto e serviço comercializado detalhadamente, ver o quanto cobra por ele e chegar às margens de lucro.

Atualmente já é possível fazer isso de forma online, gratuita e simultaneamente com outros sócios ou funcionários com o Google Planilhas. Aqui embaixo está o link de acesso a elas. Basta entrar com o seu e-mail Google.

https://www.google.com/intl/pt-BR/sheets/about/

3- Atenção ao fluxo de caixa

Monitorar o quanto de dinheiro está entrando e quanto de dinheiro está saindo é essencial para saber se o seu negócio está no azul ou no vermelho.

Para isso, planilhas mostram-se uma solução gratuita, simples e eficaz. Como mencionado anteriormente, crie uma planilha no Google Planilhas e monitore cada centavo que circula em sua empresa.

4- Esteja presente

Rotina e cansaço acabam atropelando muitas atividades triviais para a manutenção da sua empresa. Por isso, é muito importante manter as planilhas atualizadas para não perder o controle financeiro e acabar arcando com prejuízos desnecessários.

5- A dica mais importante desta publicação

Aqui na Metrópole Contabilidade você conta com contadores especialistas nas atividades de clínicas e farmácias, com profundo conhecimento em cada detalhe.  Eles vão proporcionar a menor carga tributária para a sua empresa e dar a tranquilidade para o empresário poder focar nas atividades do seu negócio.

Pegue o telefone agora, entre em contato conosco pelo número (61) 9 9824-0733 e fale com um de nossos especialistas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas