Passo a passo de como abrir uma empresa de prestação de serviços

Abrir uma empresa de prestação de serviços pode ser uma vontade de muitos empreendedores, principalmente com o objetivo de se tornar independente.

Mas, conseguir um CNPJ é uma tarefa que requer muitos cuidados por conta da burocracia, fazendo com que a motivação em abrir o seu próprio negócio muitas das vezes possa deixar de existir.

Pensando em te ajudar, hoje trouxemos algumas informações para que você possa entender qual o passo a passo para abrir uma empresa de prestação de serviços de maneira mais simplificada. Confira a seguir:

O que é uma empresa de prestação de serviços?

Uma empresa de prestação de serviços é toda organização que realiza e recebe uma remuneração por uma atividade realizada, pela venda de mercadorias ou pela fabricação delas.

Empresas desse tipo não transformam matérias-primas em produtos e também não vendem como varejo ou atacado, como funcionam as lojas, por exemplo.

Empresas de prestação de serviços possuem um papel essencial na economia do país, afinal, representam cerca de 70% do PIB (Produto Interno Bruto), que significa a soma de todos os serviços e bens do Brasil.

Isso porque, esse setor reúne diversas atividades, como consultores, médicos, cabeleireiros, advogados, engenheiros, publicitários e outras profissões.

Dessa forma, podemos observar que os empreendedores possuem diversas possibilidades de atuação quando investem nessa área, tanto para abrir uma pequena ou microempresa, quanto para se tornarem MEI.

Passo a passo de como abrir uma empresa de prestação de serviços

Defina o porte da empresa

Antes mesmo de abrir uma empresa de prestação de serviços, você precisa definir qual será o porte dela.

Essa escolha pode ser modificada a partir do crescimento da empresa, mas, para quem está começando nesse negócio e não se encaixa no MEI, pode escolher entre ser uma microempresa (ME) ou uma Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Defina o regime de tributação

Essa escolha é essencial para que você possa ter todos os valores referentes aos impostos da sua empresa de prestação de serviços bem definidos.

Para te ajudar, escolha um profissional de contabilidade eficiente, auxiliando na escolha de um dentre os regimes de tributação, que são Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Escolha a natureza jurídica

Outro ponto importante para abrir uma empresa de prestação de serviços é definir a natureza jurídica. Assim, você consegue definir o tratamento legal da empresa, sabendo quais leis serão aplicáveis, qual capital inicial e se você terá sócios ou não.

As naturezas jurídicas são divididas entre empresas individuais (EI, SLU e EIRELI) e Sociedades (LTDA, S.A e SS).

Depois de decidir o porte da empresa, o regime tributário e a natureza jurídica, você precisa separar todos os documentos necessários para registrar sua empresa.

Para que esse processo seja feito com eficiência, conte com um profissional de contabilidade, evitando erros e problemas durante o registro.

É válido lembrar que cada estado e município possuem legislações específicas sobre abertura de empresas de prestação de serviços. Com isso, esse processo pode variar de acordo com o local da empresa.

Se quiser saber mais sobre o assunto, fale conosco e tire todas as suas dúvidas!

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas