Sabe como alavancar seu negócio mesmo em tempos de crise? Confira aqui algumas dicas!

Os tempos de crise trazem impactos para todas as pessoas. Mas quem tem um negócio sabe que uma crise pode ser fatal, se não houver as estratégias certas. O fato é que empreender é algo repleto de altos e baixos e nos momentos de crise ainda é possível encontrar oportunidades. Quer saber como alavancar seu negócio mesmo em tempos de crise? Confira aqui algumas dicas!

Foco no atendimento

Muitas mudanças aconteceram nos processos de vendas ao longo dos últimos anos. Muitas empresas passaram a investir mais no e-commerce e a fazer mais atendimentos online, do que presenciais. Outras empresas já nasceram nesse contexto e realizam atendimento apenas por redes sociais, apps e sites. Mas independente do canal, um bom atendimento sempre é necessário.

Especialmente em um cenário de crise, o atendimento faz toda diferença. É preciso considerar que quase todos os nichos de atuação estão saturados, já que o mercado é cada vez mais competitivo. É por isso que oferecer apenas preços mais atrativos nem sempre é a melhor estratégia para sair a frente na concorrência. É por isso que o atendimento é tão importante.

Oferecer atendimento rápido, com educação, cordialidade e atenção ao cliente, é uma das melhores estratégias para vender mais. Em vendas online, por exemplo, um mesmo cliente pode pedir um orçamento para você e para seu concorrente. Quem responder primeiro e de forma mais prestativa provavelmente é quem irá fechar a compra.

Feedback dos clientes: uma fonte de dados poderosa

Guarde estes dois termos: relacionamento e experiência do cliente. No primeiro item, vimos o quanto é importante ter um bom relacionamento a partir do atendimento. A partir dos feedbacks é possível conhecer a experiência que o cliente tem ao fazer um negócio com você. Em avaliações positivas, agradeça o cliente e se esforce para continuar com esse padrão. Não retire aleatoriamente do seu catálogo um produto ou serviço que tenha boas avaliações.

Já diante de um feedback negativo, não use para se desmotivar, mas sim como um indicativo para melhorar. Quem olha o seu negócio de fora tem uma percepção melhor de onde você está errando. Por mais que não seja confortável receber um feedback desses, é sempre uma oportunidade para trazer melhorias e aumentar a sua receita. Especialmente em momentos de crise, clientes apreciam negócios empenhados em melhorar.

Fidelizar clientes é mais barato que conquistar novos

O renomado professor de marketing Phillip Kotler alerta que “conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”. Diante de uma crise, não dá pra contar com esse tipo de prejuízo, não é mesmo? Ainda que o negócio esteja em constante crescimento, diante deste dado vale a pena ter estratégias para conservar os seus atuais clientes.

Além de construir um relacionamento com o seu público e ouvir o que ele tem a dizer sobre sua marca, é interessante ter estratégias de retenção. Isso significa oferecer desconto na próxima compra, dar brindes e oferecer o bom e antigo cartão fidelidade.

Apostar em comunicação com quem já é seu cliente também ajuda a manter seu público fiel. Use as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços, sempre “falando a mesma língua” que o seu cliente. É dessa forma que se constroem relações fiéis entre marca e consumidor.

Gostou deste artigo? Saiba que a contabilidade também é um fator importante a se pensar nos momentos de crise. Fale diretamente conosco agora mesmo por meio do WhatsApp ou do Fale Conosco e saiba como podemos ajudar seu negócio a crescer ainda mais!

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