Dicas essenciais de gestão financeira para pequenas empresas

Sabemos que manter o controle das finanças dentro de uma empresa é uma tarefa difícil, porém muito necessária. Isso porque realizar uma boa gestão, especialmente para empresas pequenas, é a garantia de sobrevivência em um mercado que é tão competitivo.

Por meio dos insights dessa ação, é possível criar estratégias, tomar decisões assertivas e desenvolver metas, fazendo assim, com que o negócio cresça.

É muito comum vermos pequenas empresas indo à falência em pouco tempo. E, isso, em sua maioria, está relacionado com a falta de um bom planejamento. Então, não deixe de controlar as finanças da sua organização. Confira este conteúdo e veja as dicas que selecionamos para você!

1. Verifique a sua atual situação

O primeiro passo é analisar como estão as suas finanças no exato momento. Para isso, veja seus históricos, suas contas a pagar e a receber. Analisando assim, se há um endividamento ou dinheiro no caixa.

Após isso, com base nessas informações, comece a planejar seus futuros passos — seja para investir na empresa ou meios de quitar as dívidas.

2. Defina um pró-labore

Esse é um erro muito frequente de empreendedores que estão iniciando no mercado.

Não ter um salário definido para o dono do negócio pode prejudicar, e muito, o orçamento da empresa. Pois, por vezes, há a retirada de dinheiro “extra”, que poderia ser usado para promover o crescimento da organização.

Então, por mais que seja um bom mês, que rendeu muito lucro, só retire o valor fixo — que foi decidido para a sua remuneração.

3. Esteja atento(a) a legislação

Esse passo é essencial. Por isso, entenda tudo sobre o tipo do seu negócio, se atentando a porcentagem de impostos, por exemplo.

Saber como isso irá impactar a sua empresa ajudará você a não ter “surpresas”, prejudicando assim, a saúde financeira.

Além disso, caso tenha funcionários, entenda bem o que as leis falam sobre isso, para que futuramente você não venha enfrentar problemas jurídicos.

4. Tenha contas separadas

Nada de misturar a conta bancária pessoal com a jurídica!

Essa ação pode comprometer as finanças da sua empresa, pois, você pode se confundir ou até mesmo passar por momentos difíceis, e acabar retirando o capital que seria usado para investir no estabelecimento.

5. Registre tudo

Saiba tudo o que entra e sai do orçamento da empresa, e deixe sempre anotado para você ter o controle e o histórico.

Por mais que o valor seja mínimo, é essencial que tenha registrado. Isso fará com que você saiba o valor exato disponível em caixa — isso é primordial para uma boa gestão financeira.

6. Conte com especialistas

Como falamos anteriormente, fazer uma boa gestão financeira é difícil. Portanto, ter profissionais especializados para te ajudar nessa área irá contribuir para a saúde financeira da sua organização.

Esse investimento fará você ter uma visão detalhada de tudo o que precisa ser feito para promover o crescimento saudável da empresa.

E, sabe quem pode te auxiliar com isso? A Metrópole Contabilidade. Aqui, contamos com profissionais capacitados e comprometidos com a excelência na realização do serviço prestado.

Para saber mais, basta acessar o fale conosco agora mesmo. Estamos aguardando o seu contato! WhatsApp (61) 99824-0733

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas