Você sabe o que é escrituração contábil?

Os indicadores financeiros são a melhor forma de saber se o seu negócio está prosperando. E a única forma de conseguir esses indicadores é através da escrituração contábil da empresa. Todo empreendedor de sucesso deve ter em mente a importância da contabilidade para a gerir o seu negócio.

Para que você eleve a administração do seu negócio a outro patamar, preparamos um artigo para você entender o que é Escrituração Contábil e a importância desses registros para o seu negócio.

O que é escrituração contábil?

A escrituração contábil nada mais é do que o histórico contábil e financeiro da sua empresa. É o meio pelo qual você registra os ganhos, perdas, entradas e saídas — seja de forma manual, em um livro de registro, ou digital.

O importante é que a escrituração contábil siga a ordem cronológica dos acontecimentos e lançamentos. E a escrituração contábil deve ser feita por todas as empresas.

Exceção à escrituração contábil: MEI

A MEI é o único modelo empresarial que não tem a escrituração contábil como obrigação. A dispensa se dá em razão da receita bruta anual de até R$81.000,00 e por ser um modelo ‘simplificado’ de empresa.

Importância da escrituração contábil

Os dados financeiros e contábeis são uma importante ferramenta de gestão. Mais do que um histórico, a escrituração é uma espécie de termômetro do desempenho financeiro do seu negócio.

É impossível embasar qualquer tomada de decisão de maneira segura sem uma devida análise dos dados contábeis da empresa. Assim, trabalhar sem registrar o desempenho financeiro e contábil do seu empreendimento é estar fadado ao amadorismo e, eventualmente, fracasso.

Na troca de gerência ou administradores, é importante que a escrituração esteja em ordem para que quem está chegando, saiba com o que irá lidar dali em diante.

Além disso, a escrituração contábil ajuda a evitar imprevistos. Com o histórico contábil devidamente escriturado, fica mais simples prever prejuízos advindos de decisões arriscadas, ou evitar que gastos não planejados se tornem um grande problema.

Como fazer a escrituração de forma correta?

Além de exigida por lei, a escrituração contábil precisa ser realizada de maneira correta. Para uma escrituração adequada, alguns relatórios são obrigatórios, entre eles:

  • Balanço Patrimonial (BP);
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL)
  • Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC0
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA)

Esses relatórios demonstram o desempenho e a saúde financeira da empresa.

Prejuízos da falta de escrituração contábil

Além de não conhecer o real desempenho da empresa, o empreendedor sem escrituração contábil sofrerá na hora de conseguir linhas de crédito com os bancos, além de ficar impedido de participar de licitações e correr o risco de eventuais discussões judiciais por parte dos sócios que se sentirem lesados pela gestão.

A melhor forma de manter o seu negócio próspero e saudável, é mantendo a escrituração contábil em dia.

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