Abrir filial ou nova empresa: qual a melhor opção?

Se você observou que a sua empresa cresceu e está com dúvidas se é melhor abrir uma filial ou uma nova empresa, continue lendo o artigo a seguir.

Quando uma empresa é bem sucedida e precisa tomar a decisão de crescimento do negócio, independente do número de funcionários que possui ou dos recursos existentes, a escolha entre essas duas opções precisa ser muito bem pensada.

Para que você entenda as principais diferenças entre abrir uma filial ou nova empresa, veja as informações que trouxemos a seguir:

O que é uma filial?

Quando as pessoas passam a considerar uma nova filial de uma empresa, também é comum que esse conceito não seja muito bem compreendido.

Por meio da abertura de uma nova filial, é possível consolidar o fortalecimento de uma marca, afinal, ela estará presente em mais de um local, além de fortalecer a empresa matriz para que o sucesso nas filiais seja vitalício.

Mas, assim como em todos os conceitos, existem pontos negativos. O cuidado ao abrir uma filial precisa ser grande para que a qualidade dela não seja atingida, pois algumas práticas como o mau atendimento, podem gerar resultados negativos para todas as redes.

Isso acontece porque a filial de uma empresa representa todas as outras, principalmente por compartilharem da mesma marca.

Criação de uma nova empresa

Quando pensamos no crescimento monetário de uma empresa, diferente do que acontece com o MEI, onde a sua modalidade precisa mudar de acordo com o novo lucro, uma empresa precisa decidir qual será o caminho do crescimento do seu negócio.

Mesmo que existam vantagens e desvantagens entre abrir uma filial ou nova empresa, é importante analisar todas as possibilidades dessas práticas, pois o erro na escolha pode gerar impactos diretos na companhia matriz, seja por planejamento inadequado quanto por prejuízos.

Qual a melhor opção: filial ou uma nova empresa?

Para que você possa tomar uma decisão mais assertiva, é válido lembrar que, independente da sua escolha, o recomendado é contar com um profissional de contabilidade eficiente para, dessa forma, todos os processos com documentação, por exemplo, poderem ser feitos de forma adequada, diminuindo o risco de falhas e erros, principalmente sobre a questão de impostos e tributos a serem pagos.

Se você decidiu abrir uma nova filial sendo Simples Nacional, saiba que, caso o faturamento ainda esteja dentro do limite estipulado, não existe um limite para incluir filiais.

Você ainda pode contar com a isenção do ICMS na transferência de produtos e concentrar todos os impostos na empresa matriz.

Sobre os funcionários, você poderá promover os que mais se destacam para treinar novos colaboradores, mas se atente a transferência deles.

Caso você pretenda abrir uma nova empresa, os trâmites de recolhimento e separação de impostos deverão ser separados, assim como a contratação de novos funcionários.

O ideal é sempre contar com a ajuda e presença de um profissional qualificado para orientá-lo sobre as leis, evitando problemas com o fisco sobre a tributação e impostos e problemas com a justiça do trabalho.

Se quiser saber mais sobre o assunto, fale conosco e tire suas dúvidas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas