Entenda como funciona a contabilidade para farmácias e drogarias

Entender como funciona a contabilidade para farmácia e drogarias é essencial, visto que ela é uma ferramenta essencial para o sucesso na gestão dos negócios. A contabilidade auxilia o empresário no que se refere a impostos e assuntos de natureza gerencial. Um exemplo, é o fornecimento de alguns dados específicos bem como participar das tomadas de decisões.

A área de contabilidade para farmácias e drogarias, é uma área onde o contador fica atento aos prazos e auxilia o empreendedor na hora de escolher qual o melhor regime tributário para a sua empresa.

Entenda melhor como funciona a contabilidade para farmácia e drogarias a seguir:

O que é contabilidade para farmácias e drogarias?

A contabilidade para farmácias e drogarias é o tipo de contabilidade que se categoriza na legislação tributária farmacêutica.

Desse modo, a contabilidade para atender as demandas das farmácias e drogarias de maneira eficaz, precisa ter sistemas de dados para este segmento, criar parcerias e também benefícios específicos para o canal farma. E o mais importante, manter as equipes capacitadas por meio de treinamentos e cursos sobre a área farmacêutica.

O comércio de produtos farmacêuticos é uma das áreas que mais possuem leis e regulamentações, sejam elas financeiras ou de licenciamento. Inclusive também, órgãos reguladores e fiscalizadores específicos. Então, toda essa regulamentação exige todos os conhecimentos que possuem os profissionais de contabilidade.

Profissionais de contabilidade especializados em canais farmacêuticos são capazes de evitar pagamentos e custos desnecessários devido a impostos específicos obrigatórios. No processo de cálculo é preciso ter o conhecimento e a tecnologia de cálculo precisos. É necessário aproveitar certos benefícios fiscais para minimizar a tributação.

Funções do contador na área farmacêutica

  • O papel do contador na área farmacêutica é o de dar direção a empresa a respeito dos seus direitos garantidos por lei, no que concerne à segregação de tributos como o PIS/COFINS;
  • Trazer orientação para a empresa sobre a importância dos produtos serem cadastrados corretamente com os códigos tributários, como o: NCM, CFOP, ICMS-ST, entre outros;
  • Analisar qual é o regime tributário mais adequado para a farmácia;
  • Analisar a segregação do ICMS pago antecipadamente por Substituição Tributária, de maneira que não será outra vez recolhida na saída do item.

Em suma, a contabilidade para a área farmacêutica e drogarias é uma contabilidade especializada em conhecimentos farmacêuticos, o que garante para a empresa diversas vantagens no mercado competitivo.

Esperamos que com este artigo você tenha entendido bem como funciona a contabilidade para farmácia e drogarias. Tem alguma dúvida a respeito do tema, ou de qualquer outro assunto dentro da contabilidade? Entre em contato conosco teremos o maior prazer em atendê-lo.

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas