Entenda como sua empresa pode aderir aos incentivos fiscais e reduzir os tributos

A carga tributária brasileira é muito pesada. Com tributos de diversos entes, como União, estados e municípios, de forma que é sempre interessante para um empresário diminuir seus custos. Incentivos fiscais pode ser uma solução para reduzir o pagamento de tributos.

Já o direito tributário brasileiro é complexo, sendo compreensível que empresários fiquem confusos sobre suas regras, e por isto preparamos um texto para simplificar sobre os procedimentos para aplicação de incentivos fiscais.

Este texto pode lhe ser útil:

Justiça e Carf divergem sobre crédito presumido do ICMS na base do PIS/COFINS

Neste texto você vai entender como sua empresa pode aderir a incentivos fiscais e aproveitar toda as suas vantagens.

Saiba mais sobre incentivos fiscais e seus procedimentos.

O que são incentivos fiscais?

Incentivos fiscais podem dar um alívio e equilibrar as contas financeiras da sua empresa. Entenda o que são:

De forma semelhante a benefícios fiscais, trata-se de medidas para reduzir ou até mesmo extinguir a incidência de alíquotas sobre determinados impostos.

Pode ocorrer na forma de isenção fiscal, onde a empresa está dispensada do pagamento do imposto, ou por meio de alíquotas em porcentagem mais favorável.

Os incentivos fiscais possuem como objetivo colaborar com o desenvolvimento de atividades comerciais, empresariais e indústrias conforme políticas públicas. Também incentivam a abertura e manutenção de empresas e oportunidades de emprego.

Existem dois tipos: regionais e sociais.

Incentivos fiscais regionais

Possuem como principal objetivo incentivar o desenvolvimento de empresas e oportunidades em um determinado local do país.

Uma das preocupações do governo é aumentar os índices econômicos e de qualidade de vida na região da Amazônia e nordeste. Um grande exemplo é a Zona Franca de Manaus, que possui condições tributárias atípicas.

Trata-se de uma forma de diminuir desigualdades regionais do país.

Incentivos sociais

É a forma mais comum, são aplicados a empresas tributados sobre o regime tributário do Lucro Real.

O intuito é desenvolver determinadas áreas que são importantes social e economicamente, como esportes, cultura, tecnologia, pesquisa científica entre outras. Desta forma, empresas que apoiam causas socialmente relevantes podem ter parte ou todo o gasto abatido dos impostos devidos.

Veja os tributos que podem ser abatidos:

• Imposto de renda (IRJPJ)

Imposto sobre serviços (ISS)

Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)

Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU)

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)

Desta forma, tanto a sociedade como a empresa ganham benefícios com o incentivo fiscal.

Cada área possui uma lei que regulamenta os incentivos, por exemplo:

• Lei de incentivo ao esporte (lei n.º 11.438/06)

Lei do audiovisual (lei n.º 8.685/93)

Como aderir a Incentivos Fiscais?

Para ter direito a concessão de incentivos fiscais, a empresa optante do lucro real deve fazer a solicitação direto ao governo que verificará o preenchimento dos requisitos necessários.

São alguns requisitos a serem preenchidos:

• Capacidade técnica do gestor ou empreendedor

Interesse público

Compatibilidade de custos

Cumprimento da legislação

Outro requisito é não estar em débito tributários, é importante fornecer documentos que comprovem a quitação de tributos.

Para mais informações sobre nossos serviços, acesse o  site ou fale conosco através do WhatsApp!