Gestão Fiscal: conheça as melhores práticas para o seu negócio

Entre os cuidados necessários para manter a saúde financeira de uma empresa, está a gestão fiscal. Manter o seu negócio na legalidade e um bom relacionamento com o fisco é tão importante quanto lucrar com a sua atividade empresarial.

Afinal, o que é gestão fiscal?

A atividade de gestão fiscal corresponde ao gerenciamento de todas as obrigações tributárias competentes a uma empresa. De modo geral, a gestão fiscal é responsável pelo efetivo pagamento de tributos, bem como a administração tributária completa do negócio.

As obrigações tributárias não são iguais para todos os tipos de empresa, por isso, é importante ter um profissional ou uma equipe que cuide apenas desse setor.

A gestão fiscal passa pela escolha do regime, cumprimento de obrigações tributárias, negociações em caso de dívidas, parcelamentos — sempre garantindo a saúde tributária da empresa.

Melhores práticas de gestão fiscal para o seu negócio

A seguir, separamos algumas das melhores práticas de gestão fiscal para você aplicar ao seu negócio.

Regime tributário adequado

A escolha equivocada do regime tributário pode fazer com que a sua empresa acabe por pagar mais impostos. Dependendo da situação, o regime precisa ser obrigatoriamente alterado. Por isso a gestão fiscal é tão importante, para evitar um enquadramento errado e eventuais prejuízos para sua empresa.

Planejamento tributário

Ao optar pelo regime tributário correto, é possível fazer um bom planejamento fiscal. Essa é uma estratégia que considera todas as obrigações fiscais da empresa, bem como os benefícios dos quais pode usufruir. O melhor benefício do planejamento tributário é a possibilidade de pagar menos tributos.

Conhecer os benefícios fiscais

Nem só de obrigações tributárias vive uma empresa. Os benefícios fiscais estimulam as empresas a se manterem em dia com suas obrigações tributárias. Inevitavelmente, com os tributos em ordem, a empresa tende a conseguir melhores resultados financeiros.

Capacitação profissional

A equipe deve compreender a importância de uma gestão fiscal eficaz para a durabilidade e saúde financeira da empresa. Com a responsabilidade fiscal enraizada no DNA da gestão da empresa, fica mais fácil cumprir com as obrigações estabelecidas e efetuar as mudanças necessárias para uma administração tributária mais saudável.

Assessoria profissional

A gestão fiscal eficiente depende de conhecimento técnico e tributário específico. Tanto o planejamento tributário, quanto a escolha do regime dependem de um contador de confiança devidamente habilitado e capacitado.

Sem o devido planejamento tributário, é quase impossível usufruir dos benefícios tributários oferecidos aos empresários em dia com suas obrigações. Mais do que isso, a falta de planejamento adequado faz as empresas perderem dinheiro.

Importância da gestão fiscal

A gestão fiscal adequada afasta as dívidas com o fisco e problemas financeiros decorrentes dos tributos. Esse é um tipo de problema que deve ser evitado de forma inteligente, e a gestão fiscal, através do planejamento tributário, possibilita esse uso eficaz da legislação a favor das empresas.

Da escrituração, ao acompanhamento da legislação fiscal e pagamento dos tributos, a gestão fiscal trabalha para manter a saúde financeira da empresa e os negócios nos trilhos.

Para saber mais, conheça a Metrópole Contabilidade e fale com um de nossos especialistas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas