Quais as consequências da sonegação fiscal para sua empresa?

A sonegação fiscal é um termo muito conhecido e falado, mas muitas pessoas possuem dúvidas sobre o assunto pela falta de conhecimento.

Da mesma maneira, o desconhecimento das consequências da sonegação fiscal também é muito comum, principalmente quando falamos sobre empresas.

Isso acontece por conta da diversidade de burocracia e tributos existentes, além dos cálculos difíceis de serem realizados sobre a tributação.

Muitos detalhes acabam passando despercebidos por conta disso, o que pode gerar riscos para as pessoas que não possuem conhecimentos suficientes sobre o assunto.

As empresas podem acabar sonegando impostos não por má fé, mas sim por falta de conhecimento sobre o recolhimento desses tributos. Para que isso não seja uma realidade na sua empresa, hoje trouxemos algumas informações importantes sobre o assunto. Confira a seguir:

O que significa sonegação de impostos?

Sonegar significa omitir ou esconder alguma coisa de alguém. No caso da sonegação fiscal de impostos, isso acontece quando uma empresa ou pessoa oculta as informações referentes aos rendimentos e atividades econômicas praticadas aos órgãos governamentais.

Quando essa sonegação fiscal acontece, que são os dados que servem para fazer o cálculo da cobrança dos tributos, a empresa tenta pagar esses valores mais baixos do que deveria.

Existem diversas maneiras de fazer sonegação fiscal. Veja algumas abaixo:

Ocultar os documentos fiscais

Nesse caso, é quando a empresa não apresenta os recibos e as notas referente a movimentação do caixa, declarando um valor menor do que o valor verdadeiro.

Paraísos fiscais

As empresas em paraísos fiscais são aquelas que utilizam o recurso de abrir empresas em países que são classificados como paraísos fiscais.

Em locais como esses, as cobranças dos impostos e taxas são bem menores do que os valores do Brasil, e mesmo que elas estejam registradas nesses países, podem operar no Brasil.

Utilização de laranjas

Essa utilização significa colocar o nome de outras pessoas como proprietárias da empresa. Esses casos acontecem muitas vezes sem mesmo essa pessoa saber que os seus documentos estão sendo utilizados para registrar um contrato social.

Esse recurso faz com que o verdadeiro proprietário da empresa possa declarar apenas o Imposto de Renda sobre Pessoa Física, que possui valores menores do que os impostos de uma empresa.

Quais as consequências da sonegação fiscal para as empresas?

Quando uma empresa é flagrada sonegando impostos pela fiscalização, uma das principais consequências é ter que fazer o pagamento de multas com juros sobre o que é devido.

Essa punição pode fazer com que o caixa da empresa sofra prejuízos, podendo inclusive ter que mexer no investimento reserva da empresa.

Em casos de sonegação fiscal mais extremos, a empresa pode ser inviabilizada, ou seja, não pode continuar ativa.

Para os gestores da empresa que for pega fazendo sonegação fiscal, eles correm o risco de serem punidos por fraude, assim como outros funcionários e diretores também. Essas punições podem ser de diferentes categorias, de acordo com a interpretação do Ministério Público.

A sonegação fiscal possui muitas consequências ruins para a empresa, e com isso, é interessante sempre se atentar ao pagamento correto dos impostos e taxas para evitar problemas com o fisco.

Se quiser saber mais sobre o assunto, fale conosco e tire suas dúvidas.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas