Saiba se posso criar um MEI sendo psicólogo

A psicologia é uma das profissões essenciais para a nossa sociedade, não é mesmo? Os psicólogos que trabalham no Brasil, muitas das vezes procuram maneiras de se regularizar para trabalhar de forma autônoma, por conta própria e isso pode gerar algumas dúvidas.

Uma das dúvidas mais comuns dos psicólogos é se eles podem trabalhar como MEI.

Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto, confira as informações que trouxemos a seguir:

Psicólogo pode trabalhar como MEI?

Antes mesmo de tentar entender se o psicólogo pode ou não trabalhar sendo MEI, é interessante entender que a modalidade MEI funciona como uma maneira para auxiliar empresas e profissões que não possuem uma instituição ou órgão que regularizem elas.

Sendo assim, os psicólogos não podem trabalhar como MEI, e isso acontece por diversos fatores.

Por ser uma profissão muito importante para a sociedade como um todo, além de ser da área da saúde, existe um órgão que a regula, que é o Conselho Regional de Psicologia.

Existem diversas outras profissões que também possuem grande relevância e responsabilidade para a sociedade em que vivemos, que também não são autorizadas a trabalhar como MEI, como advogados, nutricionistas, médicos, fisioterapeutas, jornalistas, economistas, dentistas e muito mais.

Com o cadastro negado, como prosseguir?

Depois de entendermos que o psicólogo não pode trabalhar sendo MEI e quais as causas disso, é interessante saber que existem outras saídas, portanto, não precisa se preocupar.

Existem maneiras de trabalhar de forma totalmente legalizada sendo um psicólogo autônomo, e para que isso seja possível, é preciso definir antes qual o tipo de empresa que você deseja abrir.

Como você já sabe, o psicólogo não pode ser MEI, e com isso, para trabalhar de forma autônoma, existem duas opções: trabalhar como empresário individual ou então ser dono do seu consultório próprio.

O processo de abertura dessas duas modalidades de empresas é bem parecido com a abertura de um MEI. É válido dizer que a natureza jurídica precisa ser bem definida para que você possa abrir a sociedade.

O ideal é saber sobre as especificações de cada uma delas antes de tomar a decisão, pois envolve muita burocracia para fazer mudanças futuras, caso necessário.

Quais opções de empresa para se regularizar?

O MEI não é apenas a única opção de empresa que pode ser aberta. Existem outras formas de começar uma empresa, pagando as cargas tributárias mais em conta, como o empresário individual, LTDA ou SLU-Sociedade Limitada Unipessoal.

Se o seu objetivo é não ter sócios, e trabalhar sozinho na empresa, atuar como SLU ou empresário individual são as melhores opções. Mas, caso você deseje ter sócios, o recomendado é optar pela abertura de uma empresa LTDA.

Se você deseja formalizar os serviços oferecidos aos seus pacientes, ter benefícios e facilidades que a própria empresa traz, é interessante entender o funcionamento desses modelos.

Além disso, contar com especialistas no assunto é essencial para te ajudar durante a abertura da sua empresa, com a regularização de taxas e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Por isso, caso você deseje atuar como psicólogo e queira abrir a sua empresa, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas