Simples Nacional saiba como reduzir a carga tributária por meio do Fator R

Os empresários que possuem um negócio que se enquadra no Simples Nacional podem diminuir os encargos que são cobrados da folha de pagamento de todos os meses.

Isso é possível pois existe a opção de se enquadrar em uma categoria onde a carga tributária é menor, e isso pode trazer muitos benefícios para a empresa.

O Fator R do Simples Nacional dá uma base para que a empresa consiga definir em que anexo ela se enquadra, e isso está relacionado diretamente à quantidade de impostos a serem pagos.

A maior despesa que uma empresa pode ter está relacionada à contratação de novos funcionários, e conseguir diminuir os gastos pode ser uma das melhores opções para se planejar financeiramente melhor.

Se você entende como é possível reduzir a carga tributária através do Fator R no Simples Nacional, não se preocupe, iremos explicar um pouco mais sobre o assunto. Confira a seguir:

Simples Nacional e Fator R: o que é?

O cálculo do Fator R é feito todos os meses para entender qual será a faixa de carga tributária que a empresa terá que pagar. Feito isso, existe um anexo onde ela se enquadra, podendo ser nas alíquotas do Anexo III, V ou no Simples Nacional.

As empresas que utilizam o Fator R para reduzir a carga tributária trazem ótimos benefícios para o negócio, pois podem gerar mais empregos, por exemplo.

Utilizando o Fator R como uma opção, os valores que antes eram destinados aos grandes impostos podem ser destinados a outras ações dentro do negócio.

Como o Fator R é calculado?

Para que o Fator R seja calculado, é necessário ter dois dados em mãos: a receita da empresa e o custo da folha de pagamento do último ano. Para fazer o cálculo, é preciso pegar o valor da folha de pagamento e dividir pelo valor da receita adquirida pela empresa.

Com esse valor calculado, a empresa chega ao valor do Fator R. Se o Fator R for maior do que 28%, os tributos da empresa são baseados no Anexo III. Se o valor for maior do que 28%, os tributos são baseados no Anexo V.

Quais fatores influenciam essa conta?

Para que a folha de pagamento seja calculada e utilizada na conta do Fator R, é preciso considerar alguns fatores que podem influenciar nesse valor, como os salários, INSS, FGTS, décimo terceiro e pró-labore, por exemplo.

Como funciona a divisão dos anexos?

A divisão dos anexos do Simples Nacional levam em conta qual é a principal atividade da empresa segundo o seu cadastro no Simples Nacional.

Atualmente existem 5 tipos de anexos, mas somente dois deles estão relacionados a empresas de prestação de serviços.

É válido destacar que nem sempre utilizar o Fator R pode ser uma solução para reduzir a carga tributária da empresa, pois existem diversos outros fatores que devem ser levados em consideração.

O ideal é sempre contar com um profissional da área para te auxiliar com essas orientações. Se precisar de ajuda, fale conosco!

 

Fontes:

https://www.jornalcontabil.com.br/simples-nacional-fator-r-pode-reduzir-a-carga-tributaria-da-empres

Tabela INSS 2022: Contribuição, Alíquotas, Mudanças

Fator R: veja como é possível a redução tributária através desse novo componente

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas