As 3 principais lições das startups para o seu negócio!

Modernas, ágeis, cheias de energia, inovação e 100% voltadas à experiência do cliente. Essas são apenas algumas características das empresas startups.

Recentemente, empresas desse tipo explodiram no mercado. O seu modelo de negócio inovador atraiu muitos empreendedores a se aventurarem por novos caminhos.

Mas, afinal, o que é uma startup? Uma startup é um grupo de empresários que começam a trabalhar e desenvolver uma solução diferente, altamente escalável e em um cenário de alto risco.

Embora o risco envolvido seja extremamente alto, isso não costuma ser algo que afasta os empreendedores de iniciarem as suas. Não é difícil perceber que estamos rodeados de empresas desse tipo em nosso dia-a-dia. Aqui no Brasil, por exemplo, temos o Nubank, Uber, Didi Chuxing (dona da 99), a ByteDance (dona do Tik Tok), entre outras.

Assim como as demais startups, essas empresas revolucionaram o mercado em que atuam. Embora tenham nascido a pouco tempo, essas empresas têm muito o que ensinar para os novos e velhos empreendedores, mesmo aqueles que possuem grandes empresas com modelos de negócio completamente diferentes.

Veja abaixo uma lista com 3 grandes lições que as startups podem te ajudar em seu negócio:

1- Agilidade e flexibilidade

Essa é uma característica fundamental de uma startup. Agilidade nos serviços e na maneira em que reagem às situações de mercado como, crises, concorrência, número de clientes e etc.

E é aqui que entra a flexibilidade. Como este tipo de negócio envolve alto risco, ter flexibilidade para achar soluções incomuns para cada um desses problemas e implementá-las o quanto antes, é a melhor maneira de se manter vivo no mercado.

2- Cultura organizacional contagiante

Talvez essa seja a característica mais implementada por outras empresas que não nasceram no modelo de negócio das startups. Ter uma cultura organizacional que abraça as diversidades e incentiva a criatividade, mostrou-se efetiva no nível de produtividade dos funcionários.

Outra diferença que colabora para este tipo de cultura, é que o tratamento de funcionários é horizontal. Isso promove a percepção de trabalho em equipe, estreita relacionamentos e faz com que os colaboradores se sintam participantes do sucesso da empresa.

3- Tecnologia

Tecnologia é, possivelmente, o maior aliado na redução de custos de uma startup.
O uso de tecnologias permite que processos sejam automatizados, facilitados e agilizados. Isso reduz consideravelmente o custo operacional, já que não precisam de muitos funcionários para operar a empresa.
Um exemplo que ficou famoso no mercado foi da empresa Waze. Quando foi vendida à Google por US$1 bilhão de dólares, contava com apenas 15 funcionários. Interessante, não é mesmo?

Se você pensa em abrir uma empresa ou já é dono de uma, venha para a Metrópole Contabilidade. Independente do seu modelo de negócio ou do tamanho da sua empresa, temos uma equipe de contadores altamente qualificados para cuidar da área fiscal do seu negócio.

Entre em contato conosco agora mesmo pelo telefone (61) 9 9824-0733 e veja como trazer sua empresa para a Metrópole Contabilidade.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Postagens relacionadas